Blog

DRENAGEM LINFÁTICA Postado: 24/10/2022 | Categoria: Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem, mas seus objetivos são diferentes dos convencionais. 
 
Ela age no sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Dessa forma, ela estimula a regeneração dos tecidos e melhora o sistema imunológico.
 
Podemos dizer que a principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Por isso, é um tratamento bastante indicado para combater o inchaço, e muitas vezes serve como um ótimo complemento no processo de emagrecimento.
 
Mas você sabia que essa massagem é capaz de promover diversos outros benefícios para o corpo e para a pele?
 

Como é feita a drenagem linfática?

A drenagem linfática é feita com movimentos lentos e suaves que estimulam a circulação da linfa. O sistema linfático transporta a linfa, que circula pelo corpo todo e funciona como uma espécie de filtro removendo as impurezas.
 
A drenagem linfática é feita com movimentos circulares, de deslizamento ou de bombeamento. Também é possível fazer a drenagem linfática com aparelhos, dependendo do caso de cada paciente. 
 
Confira alguns dos benefícios da drenagem linfática:
 

Diminui a retenção de líquidos

A diminuição do inchaço é o principal benefício da drenagem linfática
 
Como o próprio nome sugere, ela ativa o sistema linfático, promovendo a vasodilatação e a eliminação de líquidos e outras toxinas.
 
Se você é uma pessoa que passa muito tempo na mesma posição, como em viagens longas ou trabalhando no escritório, então a drenagem linfática é uma grande aliada para a sua rotina. Isso porque essas atividades atrapalham a circulação sanguínea, causando um acúmulo maior de líquidos e toxinas no corpo.
 

Melhora a aparência da celulite e reduz medidas

Outro benefício que a drenagem linfática pode trazer é a melhora na aparência da celulite, deixando a pele mais suave e uniforme.
 
Explicando de maneira simples, a celulite acontece devido ao acúmulo de água e toxinas, provocando a formação de nódulos na pele.
 
Sendo assim, como o objetivo da drenagem linfática é reduzir o inchaço e melhorar a oxigenação dos tecidos, ela é excelente para quem deseja reduzir medidas e amenizar a aparência da celulite.
 
Porém, é importante enfatizar que a drenagem linfática não é um tratamento emagrecedor. Por isso, se seu objetivo é emagrecer, a drenagem linfática deve ser complementada com outros hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas.
 

Acelera a recuperação de cirurgias

A drenagem linfática é ótima para acelerar o processo de recuperação após uma cirurgia.
 
Do mesmo jeito que a drenagem linfática melhora a estética, a técnica também ajuda a eliminar edemas na região operada, favorecendo a cicatrização e reduzindo hematomas.
 

Alivia incômodos em gestantes

A drenagem linfática também é indicada para gestantes, especialmente depois do terceiro mês da gravidez.
 
Isso porque durante esse período é muito comum que o volume de sangue aumente, o que acaba causando um excesso de líquido no corpo, resultando em vários edemas, principalmente na região das pernas e pés.
 
Por mais que a drenagem linfática é uma ótima opção para gestantes, é sempre aconselhável consultar seu médico para autorizar a realização do tratamento.
 

Promove relaxamento e bem-estar

Por fim, um benefício muito conhecido da drenagem linfática é a sensação de relaxamento e bem-estar.
Como a drenagem linfática é baseada em movimentos suaves e lentos, alivia tensões musculares e diminui o estresse.
 
Ficou com vontade de sentir os benefícios da drenagem linfática
 
Então, entre em contato conosco e agende uma avaliação!
 


Leia Também



Comentários