Blog

EFEITO DA COVID-19 NOS MÚSCULOS: O QUE FAZER PARA AJUDAR NA RECUPERAÇÃO?Postado: 21/06/2021 | Categoria: Massagem

Muitas pessoas que tiveram Covid relatam sequelas após a recuperação. Entre essas sequelas estão dores persistentes nas articulações e nos músculos. A intensidade dessas dores pode variar de leve a muito forte. Alguns pacientes relatam que essas dores musculares permanecem por semanas. 
 
Pesquisadores dos Estados Unidos, Mexico e Suécia apontam que 1 em cada 5 pacientes que tiveram Covid sofrem com dores nas articulações e 1 em cada 10 sofre com dores musculares. Outro estudo, feito por pesquisadores de Cingapura, aponta manifestações musculoesquelética generalizadas em 50% dos pacientes hospitalizados, entre esses 37,5% sofrem com mialgia, 5,7% com artralgia e 6,8% com dores nas costas.
 
Outro problema é o fato de o paciente ficar internado por muito tempo. Nesses casos ocorre a sarcopenia (perda acentuada da massa muscular). Um estudo publicado no periódico Frontiers in Physiology constatou que, em hospitalizações por causa da Covid, a perda de massa muscular da coxa chega a 3,7% por dia. 
 
Outro estudo mostra que um paciente crítico pode perder entre 17% e 30% da massa muscular nos primeiros dez dias de internação em cuidados intensivos. E quando falamos dos casos mais graves de Covid, um paciente pode ficar na UTI de duas a mais semanas.
 
O tempo prolongado de internação, uso de ventilação mecânica e de outras medidas invasivas são responsáveis pela perda significativa da força muscular. Além disso, está envolvido também a reação inflamatória ao vírus e a agressão direta dele sobre os músculos. 
 
É por isso que o paciente precisa de acompanhamento nutricional e treinamento físico individualizado para recuperar a massa muscular e sua funcionalidade. Fazer isso impacta diretamente no processo de recuperação.
 
O fisioterapeuta tem um papel de fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid. A interação do fisioterapeuta ajuda na recuperação motora de que já se curou da Covid.
 
A massoterapia é importante para o fortalecimento dos músculos. O trabalho de fortalecimento muscular pode durar de algumas semanas até alguns meses, dependendo de cada pessoa. 
 
Mas por que a massoterapia pode ser de ajuda? A massoterapia envolve a manipulação dos tecidos do corpo bem como o movimento nas articulações, favorecendo a eliminação do ácido lático e outros resíduos no musculo.
 
As técnicas da massoterapia proporcionam a sensação de bem-estar, o alívio das dores musculares, combatem o estresse e estimulam a circulação sanguínea. Além disso, desintoxica a musculatura pelo retorno linfático e venosos, tonificando e nutrindo, favorecendo o tecido muscular.
 
Orientações gerais para fortalecer os músculos no pós-Covid:
 
• Com orientação, progrida aos poucos até alcançar 150 minutos de atividade física moderada por semana. Não exagere e respeite seu ritmo!
• Siga os exercícios terapêuticos propostos pelos profissionais. E mantenha o acompanhamento até receber a alta.
• Pacientes que passaram pela Covid-19 também devem verificar a necessidade de um programa de reabilitação pulmonar. 
 
Está sentindo dores musculares no pós-Covid? Marque um horário conosco. 
 


Leia Também



Comentários