Blog

COMO ALIVIAR A TENSÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA?Postado: 28/06/2021 | Categoria: Bem Estar

A pandemia de Covid-19 tem gerado estresse na população. É normal ficarmos preocupados com nossa saúde, empregos, vida social, economia, etc. No entanto, precisamos tomar cuidados para não deixar essa onda de ansiedade tomar conta!
 
A verdade é que já estamos há mais de um ano em pandemia e não sabemos dizer exatamente quando a vida voltará ao normal. Por isso, os efeitos desse cenário de incerteza se manifestam em ansiedade, tensão e estresse
 
Em um momento delicado como este em que vivemos, é necessário cuidar bem da saúde física bem como da saúde mental. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar a aliviar a tensão nessa época de pandemia:
 

Respire, faça uma pausa, cuide-se

É importante reservar um tempo para si mesmo. Dê uma pausa, relaxe e alimente sua mente com atividades pequenas e alegres – até parar e olhar o céu é um bom exemplo. Além disso, tire um tempo para cuidar da sua aparência, pois isso acaba impactando na nossa autoestima e em como encaramos as coisas ao nosso redor.
 

Encontre um hobby de que goste

Um hobby pode ser tocar um instrumento, pintar, cozinhar ou brincar com seus filhos. A ideia é se concentrar no que está fazendo e esquecer das preocupações ao redor. Fazer isso ajuda a reduzir os níveis de estresse e tensão

 

Tome cuidado com o excesso de informação

É bom estar atualizado e informado, mas tenha cuidado para não se sobrecarregar com o excesso de notícias. Confie nas orientações fornecidas por organizações de saúde.
 

Pratique exercícios 

Saúde física e mental andam sempre juntas. Tente manter uma rotina de exercícios físicos em casa e procure dormir bem.
 

Aumente a ingestão de alimentos que reduzem o estresse

Alimentos como salmão, truta, anchova, sardinha e arenque são uma fonte rica de ácidos graxos ômega-3, conhecidos como DHA (ácido docosahexaenóico) e EPA (ácido eicosapentaenóico), sendo ótimos aliados na redução o estresse. Estudos mostram que frutas e vegetais ricos em vitamina C, como pimentão vermelho e verde, laranja e kiwi, também ajudam nessa tarefa e ainda reduzem a pressão arterial. Sem mencionar os alimentos fermentados, como iogurte, kombucha, kefir, tempeh e chucrute que contêm probióticos, que têm a capacidade de reduzir o estresse e os níveis de cortisol.
 

Durma bem

A privação do sono pode contribuir para níveis mais elevados de estresse, e o estresse também pode contribuir para a má qualidade do sono, piorando a situação. Tenha como objetivo dormir de sete a nove horas por noite, pois ajuda a diminuir o cortisol e a carga adrenal.
 

Escute música

Ouvir suas músicas favoritas também pode reduzir os níveis de tensão. Músicas animadas podem funcionar como um impulsionador do humor, enquanto uma música mais lenta pode ajudar a acalmar a mente, relaxar seus músculos e liberar o estresse. A escolha fica por sua conta!
 

Se preciso, procure ajuda psicológica

É natural sentir ansiedade, estresse ou outras emoções que consomem, mas, se isso não melhorar com o tempo ou até mesmo piorar, não hesite em procurar ajuda profissional.
 

Procure técnicas de relaxamento muscular

Respirar profundamente, meditar, alongamento. Muitas são as técnicas que podem te ajudar a aliviar a tensão corporal. Veja qual você mais se identifica e pratique-a regularmente.
 

Mãos à obra: aja

Agora que você conhece as principais táticas para combater a tensão, comece. Escolha delas para iniciar esta semana e, em seguida, adicione outra na semana seguinte. Esses comportamentos aumentarão sua confiança e te permitirão criar um estilo de vida saudável.
 
Quer mais?
 
A pandemia acabou gerando muitas preocupações e dúvidas, estressando a nossa mente e nosso corpo. Mas para diminuir os efeitos dessas tensões, nada como uma boa massagem, não é mesmo?
 
Entre em contato conosco e confira os tratamentos relaxante que temos disponíveis.
 


Leia Também



Comentários