Blog

ACUPUNTURA NO CONTROLE DA DORPostado: 16/08/2021 | Categoria: Tratamento para dor

Quem gosta de sentir dores? Ninguém! É por isso que quando sentimos dores procuramos meios de amenizar ou eliminar por completo a dor e suas causas. Isso envolve recorrer a caixinha de remédios ou outros meios.
 
A verdade é que a dor é sinal de que algo não está bem em nosso corpo, sinalizando a origem de um problema que precisa ser combatido.
 
Sabia que a acupuntura pode ajudar no tratamento da dor?
 

Acupuntura

A palavra acupuntura deriva do latim acum, que significa agulha e punctum, que significa picada ou punção. 
 
É uma técnica da medicina chinesa que utiliza agulhas e outros instrumentos para estimular a liberação de substâncias químicas no organismo. Essas substâncias possem efeito analgésico e/ou anti-inflamatório, tendo a capacidade de aliviar dores e outros sintomas. 
 
As agulhas são inseridas em cerca de 400 pontos ligados aos principais nervos do corpo humano que possuem comunicação direta com o cérebro e podem ser estimulados para controlar a dor.
 

Indicações da acupuntura no controle da dor

A acupuntura pode ser eficaz contra a dor crônica, alcançando 90% de eficácia, melhorando a qualidade de vida. O método é eficaz porque promove o relaxamento, equilibra o funcionamento do corpo, promovendo a sensação de bem-estar. Isso é possível devido a liberação da endorfina e da serotonina, substâncias responsáveis pela sensação do prazer.
 
A acupuntura é indicada para controlar dores ou doenças:
 
• Ortopédicas: dores da coluna vertebral causadas por hérnia de disco ou bico de papagaio, desvio postural e tensão muscular.
• Reumáticas: dores nas degenerações articulares, como artrites, artroses, osteoartrose, periartrite e fibromialgia.
• Gastroenterologia: síndrome do intestino irritável, gastrite, constipação ou mau funcionamento intestinal.
• Ginecologia: tensão pré-menstrual, cólica, hemorragia uterina, dismenorreia primária, pré e pós-menopausa.
• Neurologia: cefaleia, enxaqueca, tratamento das sequelas do derrame cerebral ou acidente vascular encefálico, paralisia facial, mal de Parkinson.
• Otorrinolaringologia: rinite, sinusite, tontura e labirintites.
 
Além de tratar essas doenças, a acupuntura pode auxiliar no tratamento da obesidade, depressão, estresse bem como na área estética.
 

Como a acupuntura alivia a dor?

As agulhas utilizadas na acupuntura são pequenas, finas e não possuem ponta. Assim, não causam dor ao paciente, apenas um leve incômodo inferior àquele provocado pela dor.
 
Normalmente são feitas sessões semanais de acupuntura, mas a recomendação correta é prescrita pelo médico de acordo com os sintomas e a necessidade do paciente. 
 
É possível perceber uma melhora no padrão de dor desde a primeira sessão. Em caso de lesão crônica, o efeito é mais bem percebido a partir da quinta sessão.
 
A acupuntura atua diretamente sobre a causa da dor, agindo sobre as fibras nervosas responsáveis por conduzir os impulsos dolorosos. Uma vez que os bloqueios são removidos, então, a dor vai dissipar.
 
Pesquisas recentes mostram que a acupuntura é eficaz no tratamento de dores crônicas. Foi comprovado que a acupuntura estimula o sistema nervoso e provoca a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. Esse estímulo interage em áreas do cérebro que promovem o relaxamento e desativam a função analítica responsável pela dor e ansiedade.
 
Além disso, a acupuntura melhora a rigidez muscular e a mobilidade articular, aumentando a microcirculação local, reduzindo o inchaço. Também reduz a inflamação, através da liberação de indicadores imunomoduladores e vasculares.
 
Está sofrendo com dores? Use a acupuntura contra a dor!
 
Marque uma avaliação conosco! 


Leia Também



Comentários