Blog

DOR NA CERVICALPostado: 22/11/2021 | Categoria: Tratamento para dor

A dor na cervical é bem comum e afeta pessoas de todas as idades. Conhecida cientificamente como cervicalgia, geralmente dura alguns dias, com dor que impede a pessoa de realizar atividades simples do dia a dia.
 
Na maioria das vezes, a dor é apenas temporária, causada por tensão muscular, mas também pode ser um indicativo de algo mais sério. 
 

Dor na cervical: causas

A cervicalgia não é uma patologia completa em si. Ela é o sintoma de algum problema funcional na região da coluna que deve ser corrido. Veja algumas causas da dor na cervical:
 
Tensão muscular: é a causa mais comum das dores na cervical. Geralmente é provocada por atividades com má postura, dormir em posição errada, trabalhar sentado por muito tempo ou fazer contração dos músculos do pescoço. É comum surgir em períodos de grande estresse.
 
Pancadas e acidentes: é a segunda causa das dores na cervical. Por ser uma região sensível e exposta, o pescoço pode sofrer vários tipos de traumas, gerando dor.
 
Desgaste das articulações: é a principal causa de dor na cervical em pessoas com mais idade. 
Como vimos, a cervicalgia pode ser decorrente de fatores posturais e ergonômicos, desordem mecânica ou do excesso de sobrecarga dos membros superiores. 
 

Dicas de postura para prevenir dores na cervical

Não leia na cama apoiado em travesseiros. Procure sentar-se com as costas apoiadas e o livro no colo sobre uma almofada.
 
Prefira dormir de barriga para cima, usando um travesseiro com altura suficiente para apoiar a curvatura natural da cervical. Ou durma de lado colocando outro travesseiro entre as pernas para não forçar a coluna.
 
Quando estiver usando o computador, sente-se sem curvar o pescoço, mantendo o topo da tela rente à altura dos olhos. Faça movimentos de rotação com a cabeça para aliviar a tensão.
 
Regule o encosto do banco do carro para que a parte acolchoada se encaixe na curvatura da cervical. Isso evita o efeito “chicote” nos acidentes de trânsito.
 
Evite carregar bolsas muito pesadas. E quando estiver usando uma mochila, procure andar com a postura ereta, não deixando o peso afetar o equilíbrio.
 
Não prenda o telefone entre a cabeça e o ombro, prefira usar um headset ou viva voz.
 

Dor na cervical: tratamento

Dependendo da causa da cervicalgia é escolhido o tratamento. Há casos em que a solução é cirúrgica, já outras pode ser com medicamentos.
 
Além disso, o tratamento pode ser complementado com sessões de massoterapia, mesoterapia, acupunturas e aplicações de ozônio.
 
Não sofra com dores!
 
Marque um horário conosco.
 


Leia Também



Comentários